Microsoft windows :

o verdadeiro significado do logo do windows

Windows

Desktop (Vermelho) = Estação de Trabalho, refere-se a aplicação principal desse tão aclamado Sistema Operacional.

RIA (Verde) = Rich Internet Application, Traduzindo é, Aplicação de Internet Rica. São aplicações WEB que tem características e funcionalidades de softwares tradicionais do tipo Desktop, que rodam localmente (Standalone) (Janelinha), exemplo sua calculadora (calc.exe). Na RIA  todo o processamento é transferido da interface para o navegador da internet, porém mantém a maior parte dos dados (como por exemplo, o estado do programa, dados do banco) no servidor de aplicação, exemplo disso seriam sites escritos em Asp.net, Silver Light e outros. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_rica

Web (Azul) = Núvem (Cloud), Internet em um todo, junto com todas as suas funcionalidades e tecnologias agregadas no Windows (claro!). Nos dias de hoje, tipificando também o Microsoft Azure (Cloud Computing Platform).

Mobile (Laranja) = Dispositivos móveis, no caso aqui trata-se de aplicações desenvolvidas para plataforma Windows Mobile(r), para isso temos as linguagens C#, VB ou C++ ambas para .NET Framework Platform.